AUTOAJUDA - VOAR SEM Medo
AUTODIAGNÓSTICO
Medo de voar?
Algum nervosismo na véspera e no dia do voo?
Se o medo de viajar de avião está a ter implicações negativas na sua vida, é tempo de fazer alguma coisa!
Faça aqui o seu autodiagnóstico!
Responda às perguntas de forma sincera, fique a saber a intensidade do seu medo (ligeiro, moderado ou extremo) e receba recomendações para ajudar a superá-lo.
Ao longo dos anos, a Voar Sem Medo tem desenvolvido diversos materiais e ferramentas de autoajuda para ajudar a viajar de avião mais confiante e descontraído/a. Consulte em baixo alguns dos materiais a que pode recorrer:
Se o seu medo de voar é ligeiro, a utilização destas ferramentas de autoajuda pode constituir um passo importante no sentido de começar a superar o seu medo de voar e de lidar com a viagem de avião sem tanta preocupação. Vai ter acesso a informação e a sugestões muito específicas relativamente ao que deve fazer para não agravar o stress associado à viagem.
Contudo, só por si, a autoajuda pode não ser o suficiente para ultrapassar completamente todas as limitações ou dificuldades que sente quando tem que viajar de avião.
Se o seu medo é limitativo (moderado ou extremo) ou se tem uma evolução mais prolongada, pode ser necessário complementar a autoajuda com outras soluções disponíveis, nomeadamente a Terapia Individual.
Se pretende saber se o seu medo é ligeiro, moderado ou extremo, faça aqui o seu autodiagnóstico aqui e descubra qual a solução mais adequada para si!
DICAS PARA PREVENIR A ANSIEDADE
Existem algumas recomendações simples que podem ser colocadas em prática para diminuir a ansiedade quando vai voar:
- Na véspera do voo, diminua o consumo de café e açúcar. Evite bebidas alcoólicas e beba muita água.
- Organize-se e prepare tudo com antecedência. Não deixe tarefas para a última hora.
- Garanta um bom sono na noite anterior ao voo.
- No dia do voo, levante-se assim que o despertador tocar.
- Tome o seu duche relaxadamente seguido dum pequeno-almoço ligeiro.
- Evite sumo de laranja, outras bebidas ácidas e café. Beba água.
- Procure fazer tudo num ritmo calmo e pausado.
- Saia de casa com tempo, de forma a chegar ao aeroporto com a calma e antecedência necessárias.
- Depois de fazer o check-in, passeie calmamente pelas lojas e boutiques do aeroporto. Se encontrar uma revista interessante, compre-a.
- Esteja atento à hora de embarque de forma a não chegar atrasado à sala de embarque. Uma vez lá, sente-se, relaxe e dê uma olhadela às revistas que comprou. Se preferir, observe a chegada e partida dos aviões. Observe também o movimento das pessoas.
- Vá preparado para lidar com os atrasos. Pense: “não posso fazer nada, não depende de mim, quando chegar cheguei”.
- Durante o voo vá entretido e desfrute o melhor possível do tempo que vai permanecer dentro do avião. Pense que se for ocupado e distraído com tarefas que lhe preenchem a mente, o tempo passa mais depressa. Leve consigo um bom livro ou uma revista.
- Mantenha o seu pensamento no presente. Se começarem a surgir pensamentos negativos, não os alimente.
- Interrompa a corrente do pensamento e dedique-se a fazer alguma coisa que o distraia.
Livro Voar Sem Medo
O livro “Voar Sem Medo – Um guia prático para voar confiante e descontraído” é coordenado pela psicóloga e especialista em fobia de voo Cristina Albuquerque em co-autoria com um conjunto de profissionais oriundos de várias áreas, desde a psicologia, passando pela pilotagem e tripulação de cabine, até à engenharia aeronáutica. Conta, ainda, com a colaboração especial de um dos maiores especialistas internacionais nesta matéria, Lucas van Gerwen, psicólogo, piloto e director da VALK Foundation.
É o primeiro livro português, escrito por especialistas nacionais, em que todas as vertentes relacionadas com o medo de voar são detalhadamente analisadas para que o leitor ultrapasse os seus receios e comece a retirar o máximo proveito de cada viagem aérea. Apresenta ideias sobre o que se pode fazer quando se é surpreendido por uma crise de ansiedade a bordo e contém sugestões muito específicas relativamente ao que deve fazer para não agravar o stress associado à viagem.
É um livro de leitura fácil e com descrição de casos práticos em que os autores explicam como funcionam os mecanismos psicológicos que estão subjacentes ao medo de voar (causas e factores etiológicos, sintomas, sinais de alerta, comportamentos típicos, mecanismos de funcionamento e compreensão do que pode ter despoletado o problema em cada pessoa) e oferecem dicas e recomendações úteis para quem viajar de avião representa um problema.
Partindo do princípio que a falta de informação pode ser o detonador do medo, os autores abordam também os aspectos técnicos da aviação e das várias fases do voo. No livro, é disponibilizada informação factual acerca de aspectos relacionados com os aviões e o transporte aéreo (estatísticas de acidentes aéreos, modo como funcionam as aeronaves, fases do voo, ruídos associados, explicação de fenómenos como a turbulência, informação sobre tópicos relacionados com a segurança de voo e a manutenção aeronáutica, etc.). Este tipo de informação pretende preencher o “vazio” criado pelo desconhecimento de como tudo funciona que, na ausência de informação, é muitas vezes ocupado e invadido por pensamentos e interpretações que não só geram como potenciam medo.